Ticker

6/recent/ticker-posts

Dia do Trabalhador



por Kátia Aline da Costa

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

O salário mínimo foi criado para atender às necessidades básicas do trabalhador O presidente Getúlio Vargas anunciou o Decreto-Lei que instituiu o salário mínimo no País, com o valor de 240 mil réis, no dia 1º de maio de 1940. Segundo o documento, o salário mínimo deveria ser capaz de satisfazer às necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte do trabalhador.

A notícia foi recebida com euforia e, de imediato, mais de um milhão de trabalhadores foram beneficiados com a nova medida, já que na época ganhavam abaixo desse valor. O salário mínimo era uma antiga reivindicação desde a greve geral de 1917.

Em 1º de maio de 1941, mais uma conquista para o trabalhador. Foi criada a Justiça do Trabalho. Por ser o direito do trabalho tão específico, ele foi separado das demais categorias.

Atualmente, a Justiça do Trabalho é composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília, por tribunais regionais e por juntas de conciliação e julgamento. Suas principais atribuições são conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos e as demais controvérsias oriundas de relações de trabalho e regidas pelas normas de direito trabalhista.

Assim o Dia do Trabalhor não é apenas um dia de descanso para os trabalhadores, mas representa a conquista de seus direitos. Certamente nem todos sabiam disso. Pra quem sabe cabe aqui uma acrescentação de seu conhecimento e pra quem nunca havia ouvido falar comente sua idéia sobre o assunto.

* Imagem do topo: Operários, Tarsila do Amaral, 1933.

Cursos 24 Horas

Cursos Online na Área de Pedagogia


* publicado originalmente em 1º de maio de 2007.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Nossa Kátia, muito propício tu se lembrar desta data muito especial para o trabalhador. Às vezes nos esquecemos que muitos, antes de nós, enfrentaram grandes dificuldades, para nós termos os direitos que temos hoje. Às vezes nos esquecemos até dos trabalhadores, que são sem duvida o alicerce sustentador deste país.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Mathiel.Se todos pensássemos assim a luta pelos direitos humanos progrederia 10 anos em 10 meses.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...