Ticker

6/recent/ticker-posts

Os Guarani e a história do Brasil Meridional: Séculos XVI-XVII


No século XVI os Guarani ocupavam uma área que incluía os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, além, é claro, dos países vizinhos. Eles se localizavam, em maior parte, nas regiões de florestas tropicais e subtropicais; a costa dos rios Paraguai e Paraná e o litoral. É deles tratamos sucintamente aqui.

Dois pontos são marcantes na historiografia Guarani: as reduções jesuíticas – que, além do Brasil, incluía regiões da América Espanhola - e os Bandeirantes (ou bandeirantismo) dos paulistas – que se restringia ao território nacional. 

Os Guarani tinham como povos vizinhos os Guaicuru e os Paiaguá. Esses povos eram adversários dos Guarani e dos colonizadores espanhóis e portugueses. 

Sobre o tamanho da população Guarani, antes do contato com os colonizadores, existem discrepâncias e várias discussões, que vão desde aqueles que desacreditam em uma capacidade destes povos de se organizar e formar grupos extensos até aqueles que lançaram números exagerados. Segundo John Hamming, a população dos Guarani chegava, no período que chamamos de Brasil Colonial, a um total de 258 mil índios, vista como uma “adivinhação pura”, e considerada atualmente como uma soma conservadora. Já Pierre Clastres diz que a população desses povos chegou à marca de 1,5 milhão de índios, o que contrasta com as fontes espanholas (dos séculos XVI e XVII) de 200 mil à 1 milhão. Apesar de haver possíveis erros nos cálculos e na proposição de Clastres, esse vem a ser mais aceito, isso por ter aberto caminho para novas discussões em torno da extensão demográfica real desses povos. Rompendo assim com as idéias limitadas dos cálculos anteriores.

Alegoria jesuítica
Outra discussão importante a respeito desses povos é em relação ao que teria causado a sua diminuição demográfica. Além do impacto causado pelas barbáries dos bandeirantes, podemos ver ainda o fator epidemiológico e o recuo estratégico. Sobre o fator das epidemias, os índios não as conheciam antes da chegada do homem branco. Isso, em alguns casos, como da Redução de Nossa Senhora de Loreto do Pirapó, acabavam por ser motivo que facilitava a aproximação dos jesuítas, pois os índios acreditavam que apenas os brancos (nesse caso os jesuítas) poderiam ter a solução para suas próprias doenças. 

A doença, nos tekohá (local de convívio), desencadeava o abandono do trabalho, por não conseguirem se manter. Por sua vez, o abandono do trabalho causava uma crise na cadeia produtiva e isso gerava a fome entre eles. A fome, por seu turno, agravava o processo epidemiológico.


Bandeirantes com índios aprisionados - tela de Jean Baptiste Debret

Quanto a questão do recuo estratégico, isso se dava por motivo do perigo constante à que estavam submetidos os índios e pelos ataques dos brancos, principalmente os ataques das Bandeiras. Não se pode esquecer, no entanto, que, enquanto alguns grupos fugiam, outros optavam por colaborar com os colonos com a esperança de poder preservar a sua liberdade – no caso dos Mbiaza das margens do rio Paraná, onde os índios disputavam a presença dos jesuítas, pois assim teriam seu prestígio e poder aumentado e também seria um modo de se sentirem seguros de outros ataques e dos trabalhos forçados. 

Os jesuítas, por seu turno, para se aproximarem dos índios utilizavam estratégias para se adequarem as suas tradições e costumes. Mas, a partir do momento em que os colonos (e também os jesuítas) começaram a desrespeitar os costumes Guarani, estes começaram a se rebelar. Existem registros de casos de rebeliões chefiadas por líderes carismáticos que incitavam os índios a abandonar o modo de vida imposto pelos colonos ou casos de xamãs que se viam culturalmente afrontados pelos padres. Apesar disso muitos desses chefes rebelados levavam consigo traços do catolicismo.

A religião, neste contexto, é um ponto de destaque entre os Guarani, como se pode observar, por exemplo na existência do chamado “messianismo”, citado por diversos autores como uma reação à ameaça branca, em busca de uma terra sem males. 

Fontes espanholas dão conta de que a guerra também é um ponto importante, principalmente como forma de reação e rebelião contra a colonização imposta pelos karaí (os não índios). Mas também existem os relatos de alianças feitas entre os Guarani e os espanhóis contra os seus inimigos tradicionais, o que abria caminho para a dominação. Vemos o caso dos trabalhos obrigatórios que os espanhóis impunham aos índios sujeitos (os chamados yanaconato), lembrando também das famosas encomiendas e das mitas.

Como resultado do que passou a lhes ocorrer, vemos a mudança dos índios de suas aldeias para casas e unidades de produção dos colonos; têm-se então os primeiros episódios de epidemias. E quanto maior o contato com os europeus maior eram as crises epidêmicas e, o contato com os jesuítas, entre 1610 e 1640, só fez aumentar esse quadro entre os Guarani.

Além da cristianização dos Guarani, os espanhóis queriam integrar os índios ao trabalho colonial. Alguns missionários, porém, defendiam a liberdade dos índios, o que causou a ira dos colonos. A partir daí, vários confrontos ocorreram entre colonos e missionários. Em alguns casos, inclusive, os missionários pegaram em armas e até mesmo armaram os índios para combatê-los. 

A situação dos colonos na penetração dos territórios continentais não ia bem, pois estes, tendo que enfrentar a resistência dos Guarani, a falta de riquezas minerais e a distância do oceano, entre outros fatores, se viram levados a abandonar os investimentos nessas regiões, entre os séculos XVI e XVII. 

Do lado dos missionários, algo marcante foi a expulsão da Companhia de Jesus em 1767, o que deixou muitos índios a mercê dos colonos, pois eles, não raras vezes, buscavam nas reduções refúgio. Mas a relação dos jesuítas com os Guarani não foi sempre pacífica e haviam vários pontos de atrito entre eles, como por exemplo: os jesuítas combatiam a prática da poligamia – comum entre eles e que era símbolo de autoridade dos xamãs e dos líderes –, e a questão da liberdade. Muitos atritos terminaram em rebeliões dos índios contra os missionários.

Índios Guarani hoje

Podemos dizer, por fim, que tanto a Companhia de Jesus (e outros missionários, pouco mencionados nos livros, incluindo protestantes) quanto os Bandeirantes, infligiram nos índios mudanças marcantes. Mudanças sejam no seu modo de viver, de se relacionar, ou nas suas manifestações culturais, quando estes, é claro, tiveram a sorte de sobreviver, diante de doenças, ataques armados, extermínios e tantos outras ações perpretadas por homens que se diziam “civilizados” e “modernizados”, quando na verdade, nada mais eram do que escravos dos seus próprios conceitos e idéias de mundo. Escravos do processo “evolutivo” que eles próprios bolaram, desde o começo do fim do feudalismo, passando pelo Mercantilismo cego, até chegar finalmente ao Capitalismo, que sempre foi tão combatido, onde os preconceitos contra índios (Guarani ou não) e negros ainda é, em pleno século XXI, uma dura realidade.

Este texto foi preparado para apresentação em seminário da disciplina "História da América Portuguesa", ministrada pelo Profº Drº Jorge Eremites de Oliveira - UFGD, julho de 2007. O mesmo foi revisado e atualizado.

Autores: José Antonio Fernandes; Marco Antonio Almeida Oliveira; Gustavo Gomes; Leandro dos Santos Ferreira; Walter Teruo Ogima.

imagem 02: www.cervantesvirtual.com 
imagens 03 e 04:  www.agp.org

Gostou? Compartilhe!

Postar um comentário

3 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...