Ticker

6/recent/ticker-posts

Vivendo e apreendendo...

Creio que nosso colega das Ciências Sociais, acertou em cheio, quando fala na manutenção de um sistema arcaico, e de toda a problemática resultante do mesmo. (ver: tradicionalismo daquilo que apodreceu). Quando estudamos as mais variadas fontes, do período posterior a chegada do conquistador a este país, vemos estas mazelas com menor ou maior grau de intensidade, praticadas de acordo com a época e o regime político vigente. Então vemos que esta situação não é de forma alguma nova e vemos presente esta situação desde os primórdios da nossa colonização e posteriormente com o surgimento do estado, esta situação se enraizou nas entranhas da política Brasileira. É também de conhecimento público, que nossa política, sempre foi controlada por uma classe dominante, onde políticas públicas eram desenvolvidas indo a favor de seus objetivos particulares. Porem, com a eleição do Presidente Lula, por duas eleições seguidas, tudo mudou, ou melhor, tudo era pra estar mudado, conforme nossas perspectivas e as promessas de campanha. Mas a realidade é bem diferente, da falada nas campanhas eleitorais e nos manuais da esquerda. Vemos por parte do atual governo, a adoção de políticas por eles criticadas desde o surgimento do Partido dos Trabalhadores. Sobre isto podemos citar: a manutenção da CPMF, que sempre foi execrada pelo governo quando este era oposição ao governo Fernando Henrique. Temos também o partido que era da situação na época, pregando e votando contra a permanência deste encargo indo de encontro com sua militância histórica pelo simples fato de fazer oposição ao atual governo, não tendo como intenção, ajudar a população e resolver o problema. Hoje, o governo acha impossível, governar sem esta “importante contribuição”. Outro grande dilema é o fato de termos os mais altos impostos, impossibilitando que o país se desenvolva adequadamente. Sobre isto também, o atual governo tinha grandes projetos vinculados a diminuição gradativa dos impostos e o que vemos hoje é uma tentativa de aumentar ou permanecer com estes mecanismos, que cada vez mais diminuem a renda do povo brasileiro. Eu como brasileiro, quero pagar menos impostos ou pagar de uma forma que seja justa e coerente com os serviços que o estado me oferece disponibiliza.

A discussão de temas como o assistencialismo, corrupção, reforma política, fidelidade partidária, reforma trabalhistas, movimentos sociais, como força política e a ética na política, são de suma importância para compreendermos estes problemas e também para tentar propor soluções.

Texto: Mathiel Danieli da Silva

acadêmico do 2° ano de História(UFGD).

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Mathiel eu acho de suma relevancia todos esses levantamentos feitos por você.São preocupações, anseios e medos que permeiam nosso cotidiano, mas que muitas vezes é mais fácil mantermo-nos alheios a tudo isso,fechando os olhos para o real que nos cerca e idealizando um mundo, um Brasil que está longe do que sonhamos.Se errar é humano, permanecer no erro pra mim é uma tolice, uma grande idiotice e infelizmente somos todos tolos, pois sabemos dos problemas, vemos explodir as reportagens, ouvimos os comentários, mas poucos propoem a busca de melhorias, e aí meu caro amigo, mais um ano se vai, outro se vem, e permanecemos no contante erro,e na constante ignorância elegendo e prioritando os menos interessados nas mudanças que buscamos.O erro é apenas deles? Eu acredito que o erro principal está em cada um de nós!
    Kátia A. Costa. 06/09/07.

    ResponderExcluir
  2. Ai pessoal aqui é will de assis
    nós começamos a pouco tempo um blog tambem entrem lá e comentem blz!
    falow
    will assis é + legal!]
    hehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...