Ticker

6/recent/ticker-posts

Iconografia: Iluminismo e Revolução Francesa

Para ajudar a familiarizar com alguns personagens do período... abraço

Robespierre - Advogado e político francês, foi uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa. Os seus amigos chamavam-lhe "O Incorruptível". Principal membro dos Montanha durante a Convenção, ele encarnou a tendência mais radical da Revolução, transformando-se numa das personagens mais controversas deste período. Os seus inimigos chamavam-lhe o “Candeia de Arras”, e “Tirano” e “Ditador sanguinário” durante o Terror.


Diderot - A obra da sua vida é a edição da Encyclopédie (1750-1772), foi um dos idealizadores


Francis Bacon - Foi um político, filósofo e ensaísta inglês, barão Verulam, visconde de St. Albans. Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, se ocupou especialmente com a metodologia científica e com o empirismo. Para Bacon, a descoberta de fatos verdadeiros não depende do raciocínio silogístico aristotélico mas sim da observação e da experimentação regulada pelo raciocínio indutivo.

Jean-Jacques Rousseau - Filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo, Rousseau é também um precursor do romantismo. Ao contrário de Voltaire, ele busca um Estado Ideal, através do Contrato Social. As ideias políticas de Rousseau tiveram grande influência nas inspirações ideológicas da Revolução Francesa, com o desenvolvimento das teorias Liberais, e com o crescimento do nacionalismo.

Isaac Newton - Físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista e filósofo natural. Newton é o autor da obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton — as três leis dos corpos em movimento que assentaram-se como fundamento da mecânica clássica.

Rei Luiz XVI da França

Maria Antonieta

Montesquieu - Político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.

Voltaire - Um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Foi um teórico sistemático, mas um propagandista e polemista, que atacou com veemência todos os abusos praticados pelo Antigo Regime. Tinha a visão de que não importava o tamanho de um monarca, deveria, antes de punir um servo, passar por todos os processos legais, e só então executar a pena, se assim consentido por lei. Se um príncipe simplesmente punisse e regesse de acordo com o seu bem-estar, seria apenas mais um "salteador de estrada ao qual se chama de 'Sua Majestade'". As idéias presentes nos escritos de Voltaire estruturam uma teoria coerente, que em muitos aspectos expressa a perspectiva do Iluminismo. Defendia a submissão ao domínio da lei, baseava-se em sua convicção de que o poder devia ser exercido de maneira racional e benéfica.

John Locke - Foi um filósofo do predecessor Iluminismo tinha como noção de governo o consentimento dos governados diante da autoridade constituída, e, o respeito ao direito natural do homem, de vida, liberdade e propriedade. Influencia, portanto,nas modernas revoluções liberais: Revolução Inglesa, Revolução Americana e na fase inicial da Revolução Francesa, oferecendo-lhes uma justificação da revolução e a forma de um novo governo.

Todos os dados biográficos resumidos foram retirado de: pt.wikipedia.org

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Pooxaa tenhoo q fazeer um trabalhoo valendoo 8,00 pontoos maiis não achei oq eu qroo !

    ResponderExcluir
  2. Oh! thank soo much for your visit and your words... says your name for us... hug for you!

    ResponderExcluir
  3. Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
    Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...