Ticker

6/recent/ticker-posts

Representações sobre o indígena na Escola Menodora Fialho de Figueiredo – Dourados-MS (2008-2009)




José Antonio Fernandes*


Baixem e leiam o relatório de uma pesquisa feita por nós intitulada "Representações sobre o indígena na Escola Menodora Fialho de Figueiredo – Dourados-MS (2008-2009)".

Os índios vêm sendo enquadrados como escravos ou aldeados, legados a condição de vítimas e despossuídos da história, quando não, ao contrário, aparecem como transtornadores da ordem social. Isso pouco se alterou, mesmo com todas as transformações ocorridas. 

Com as representações em torno dos índios, especialmente de Mato Grosso do Sul, procuramos em nosso trabalho, através de dados coletados na secretaria da escola, de análise do livro didático adotado e através de entrevistas com alunos e professores, entender a percepção dos alunos sobre os indígenas, o que eles vem aprendendo e apreendendo em sala de aula e as visões dos professores sobre o outro (...)


Para ler o texto completo clique aqui para baixá-lo. E lembre-se que plágio é crime, cite a fonte!


Dica do blog:

 livro metamorfoses indígenas

de Maria Regina Celestino De Almeida
de R$ 44,99 por R$ 31,49!

 Clique aqui para comprar!


* NA ÉPOCA DESSA PESQUISA ERAGraduando do curso de História da UFGD, bolsista do PROLICEN-UFGD 2008/2009, sob orientação da Profª Drª Nauk Maria de Jesus.

** originalmente postado em 28/ago/2009.


Índios Guarani a caminho da aldeia (www.tekoaku.blogspot.com).

Compartilhar:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi, José. Esse texto já foi publicado em meios impressos? Se não, gostaríamos de publicar em uma das róximas edições da revista Arandu. Me ligue: 8449-4898.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...