Ticker

6/recent/ticker-posts

Não se esqueçam de Raposa Serra do Sol


Raposa/Serra do Sol é uma área de terra indígena (TI) situada no nordeste do estadobrasileiro de Roraima, nos municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã, entre os rios Tacutu, Maú, Surumu, Miang e a fronteira com a Venezuela. Destinada à posse permanente dos grupos indígenas ingaricós, macuxis, patamonas, taurepangues euapixanas.

A Raposa Serra do Sol foi demarcada pelo Ministério da Justiça, através da Portaria Nº 820/98, posteriormente modificada pela Portaria 534/2005. A demarcação foi homologada por decreto de 15 de abril de 2005, da Presidência da Republica.

Mais da metade da área é constituída por vegetação de cerrado, denominada regionalmente de “lavrado”. A porção montanhosa culmina com o Monte Roraima, em cujo topo se encontra a tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela.

É uma das maiores terras indígenas do país, com 1.743.089 hectares e 1000quilômetros de perímetro. O Brasil tem atualmente cerca de 600 terras indígenas, que abrigam 227 povos, com um total de aproximadamente 480 mil pessoas. Essas terras representam 13% do território nacional, ou 109,6 milhões de hectares. A maior parte das áreas indígenas - 108 milhões de hectares - está na chamada Amazônia Legal, que abrange os Estados de Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre e Amazonas. Quase 27% do território amazônico hoje é ocupado por terras indígenas, sendo que 46,37% de Roraima correspondem a estas áreas.

A Raposa foi identificada em 1993 pela FUNAI. Demarcada durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi homologada em 2005pelo seu sucessor, Luís Inácio Lula da Silva É formada por imensas planícies, semelhantes às das regiões de cerrado, e por cadeias de montanhas, na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Nos limites da TI encontram-se o Monte Roraima, ponto culminante do Estado, origem de seu nome e uma das montanhas mais altas do Brasil, e o Monte Caburaí, onde fica a nascente do rio Ailã, ponto extremo norte do país. Na área vivem cerca de 20 mil índios, a maioria deles da etnia macuxi. Entre os grupos menores estão os uapixanas, ingaricós,taurepangues e patamonas.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raposa_Serra_do_Sol





Sempre debatemos os direitos dos índios às terras tradicionais, Raposa Serra do Sol em Roraima é um exemplo disso. Por isso, vai alguns vídeos para conhecermos o território disputado e as reivindicações e disputas dos povos que vivem na região e também os argumentos de defesa dos fazendeiros da região.

Os vídeos são de 2008, mas valem como fonte para comparações com os desenvolvimentos atuais relacionados às questões de fronteira, soberania nacional, disputas políticas, políticas indigenistas na Amazônia e divergências entre os povos da região.

Para uma discussão mais recente, leiam um interessante artigo Os dois lados da Raposa Serra do Sol, escrito por Daniel Veloso Hirata e José César Magalhães Jr.

Se desejarem exponham suas opiniões a respeito. Sintam-se a vontade!









Algumas notícias recentes sobre Raposa Serra do Sol:


Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...