Por que eu não gosto de Festas Juninas? ~ Identidade 85 ::

quinta-feira, junho 21, 2012

Por que eu não gosto de Festas Juninas?




Querem saber porque não gosto de festas juninas?

Pode parecer chatice minha (e no fundo deve ser mesmo), mas algumas coisas me deixam profundamente perturbado com essa festa anual. 

Uma coisa que eu não entendo é por que as pessoas adoram se "mal vestir" para parecerem jecas ou caipiras com roupas remendadas. É como se louvássemos a pobreza ou a falta de dentes, pelo menos em um mês do ano. Não que eu tenha algo contra quem trabalhe no campo e que, por vezes, ganham o mínimo para a comida, não sobrando para as roupas chiques de alguns poucos. Não que eu não goste de me vestir bem também. Não é isso. 

Mas, para mim, o fato é que muitos de nós combatemos "desigualdades" sociais, mas nem nos damos conta de que nestes momentos estamos, na verdade, louvando o "jeito pobre de ser", afirmando preconceitos e esteriótipos, ou seja, concordando que algumas pessoas (muitas na verdade) se vistam mal, não tenham como cuidar da aparência, não possam pagar um bom dentista (afinal dentistas do SUS parecem autênticos "tira dentes"), não possam usar roupas de marca ou sapatos da moda. Afinal é cool, é divertido!

Sei lá se faz sentido essa minha aversão às festas em homenagem à São João. Nem consigo entender direito porque devemos fazer "voto de pobreza" de mentirinha para parecer que estamos de acordo com o Santo. Em alguns momentos da minha vida estive presente em festas juninas (e talvez volte a estar), mas nunca consegui me disfarçar de "caipira de roupas rasgada, que prosa erado porki é chisque", pra ouvir sempre "óia a cobra", "óia a chuva", "a ponte caiu", essas coisas que nunca mostram criatividade. Acho que nestas festas eu vou mais por causa das comidas que, vejam só, só se é permitido comer nestes momentos!

No mais, me desculpe se destruí a imagem que você tinha das festas juninas. Ou se esse texto fez o contrário e serviu para reafirmar seu apreço por estas festas "tradicionais"... que bom pra você! (risos).


Imagem: A Cigarra, 15 de dezembro de 1923


Pintura: "Caipira picando fumo", de Almeida Jr., de 1893. 
Acervo: Pinacoteca do Estado de São Paulo.


Dica de livro:

 livro a ditadura elio gaspari
de Elio Gaspari
de R$ 159,69 por R$ 39,90!

Imagem do topo de divulgação colhida na internet.

Compartilhe:

2 comentários:

  1. Adriele N. Martendal22 junho, 2012 16:56

    Ossa eu gosto de festa junina e muito viu pq tem brincadeiras mais nunka tinha pensado q podia signifcar desigualdade pra mim é só diversão!!!

    ResponderExcluir
  2. Adriele N. Martendal22 junho, 2012 16:59

    Belas palavras mais eu gosto de festa junina e julina "kkk" adorei o texto!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Digite e tecle Enter para buscar!