Ticker

6/recent/ticker-posts

Eu gosto de futebol... mas não me iludo


Comemoração durante o jogo contra o Japão 
(Rafael Ribeiro/CBF)

Adoro futebol, todos que me conhecem sabem disso... já fui algumas vezes a estádios e gastei alguns trocados nisso. Mas, nem por isso quer dizer que tenha que ficar calado com exageros de um lado e descasos de outro. 

Acho válidas as manifestações e as críticas dos manifestantes, afinal, todos devem ter direito de protestar e eu também protesto. Se bem que uma parte do pessoal que diz "eu odeio a Copa" não assista jogos de futebol, não torçam para nenhum time ou para a seleção. Já uma parte dos que gostam e fazem isso com frequência, ficam sem saber como se posicionar. 


A parte crítica dos que apreciam precisa se encontrar no meio de tantos cartazes ofensivos, mantendo a paixão pelo esporte e a crítica, ao mesmo tempo, sem ser inocente de achar que não há política em meio aos eventos esportivos. 

Alguns historiadores que conheço já trataram ou tratam de futebol: exemplos de Boris Fausto, Hilário Franco Junior, Eliazar João e Nicolau Sevcenko. Por exemplo, no ano em que o Brasil foi Tetra, a Revista Usp montou um Dossiê sobre o esporte mais reverenciado no Brasil e a Revista de História também da Usp repetiu o feito com um outro Dossiê em 2010. No mesmo ano de 2010, Luiz Eduardo P. Barros (o Mineiro) fez uma postagem aqui no blog cujo assunto era justamente Copa do Mundo.

Protestos em Brasília (EFE).

Bom, não querendo dar respostas definitivas neste momento, gostaria de ao menos indicar, a fim de ajudar na melhor compreensão do assunto, além do dossiê da Revista Usp, mais 4 outros textos do Le Monde Diplomatique para leitura na internet:

Futebol e orgulho nacional
Por Hilário Franco Júnior

ENTRE O IDEAL ESPORTIVO E A LEI DO MAIS FORTE - Clubes de futebol: iguais, mas não muito
Por David Garcia

Negócios e corrupção no futebol
Por Patrick Vassort

Craques: artigos de exportação
Por Soninha
http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=28



* Originalmente postado em 17 de junho de 2013.

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...