Ticker

6/recent/ticker-posts

DOCUMENTÁRIOS: Histórias do Brasil (TV Brasil) [Série completa] - assistam ao primeiro episódio!



Sabendo da importância das imagens para a aprendizagem da História, compartilho com vocês uma Série muito bacana lançada pela TV Brasil em setembro de 2011. Trata-se de Histórias do Brasil, uma interessante tentativa de contar a história do nosso país, mostrando aspectos pouco conhecidos da maioria dos brasileiros.

Uma coprodução da TV Brasil com a Conspiração Filmesdirigida por Arthur Fontes, a série é também uma parceria inédita com a Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) e com Catarina Poiares Baptista (Film Works). Através de montagens, os 10 episódios da série mesclam o tipo documentário, que inclui comentários de historiadores e outros estudiosos conhecidos, com reconstituições ficcionais.



No primeiro episódio, que poderão ver logo abaixo, intitulado "Antes do Brasil, Cabo Frio", temos os comentários do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro a respeito dos primeiros contatos dos europeus com os indígenas. Ele explica questões culturais dos nativos, especialmente a prática de antropofagia - o honrado ato para os indígenas de devorar os inimigos, enquanto uma trama ficcional se desenrola.



*Originalmente postado em 17/jul/2013.

Gostou? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...