Ticker

6/recent/ticker-posts

Histórias do Brasil - episódio 4: Entradas e Bandeiras


  
A ficção desse vez mostra o mameluco Jerônimo, que domina os segredos da mata. Como guia de uma expedição bandeirante, é ele quem aponta o caminho, decifra os rastros dos animais, encontra comida e água... 

Jerônimo terá que usar todo o seu conhecimento para salvar a vida do jovem Pedro, seu patrão e meio-irmão.

O cenário de partida é o sertão da Capitania de São Vicente, século XVII. Uma capitania de "segunda ordem" na época, na distribuição econômica da colônia, segundo o historiador Márcio dos Santos. A concentração de poder, com maior população branca e economia mais forte, estava no Nordeste. 

As pessoas e as culturas, ora se contrapõe, ora se misturam, ora expropriam o que é dos outros ou os próprios outros. No andar, no vestir, no comer e na tentativa de curar, os bandeirantes com os índios irão aprender, a se embrenhar na mata, para caçar outros indígenas. Segundo Ronaldo Vainfas"sem os conhecimentos indígenas, os portugueses teriam imensa dificuldade em se assenhorar, se apossar da... e se localizar, se movimentar na terra descoberta e ocupada".

Um dos grandes mitos sobre os bandeirantes, é que no século XVII, o apresamento de indígenas pelos paulistas suprimiria a carência de mão de obra nos lugares do Brasil, especialmente no Nordeste, onde não teriam sido atendidos pelo tráfico de escravos africanos. Quando na verdade, segundo John Monteiro, a maioria dos índios feitos escravos teriam ficado em São Paulo, tendo "um papel importante numa economia subsidiária", produtora de alimentos, como era a paulista.

Enfim, encurtando o assunto, deixando ao próprio vídeo mostrar o que deseja, só resta dizer ainda que trata este episódio da ação dos bandeirantes na expansão territorial portuguesa e na descoberta de ouro no interior da então colônia.

Os participantes desta vez são Márcio Roberto Alves dos Santos, Jorge Couto, Kátia Maria Abud, John Monteiro, e Ronaldo Vainfas.


 
Se estiver recebendo por e-mail, clique aqui para assistir!

A outra margem do Ocidente
Vários autores
Clique aqui! 

Lista dos episódios:

1 - Antes do Brasil, Cabo Frio
2 - Colonização
3 - Guerra pelo açúcar
4 - Entradas e Bandeiras
5 - Ouro e Cobiça 
6 - Leituras Perigosas
7 - O Sangrador e o Doutor
8 - Vida e morte no Paraguai
9 - Propaganda e Repressão
10 - O Sonho de Juscelino

* Originalmente postado em 7/ago/2013.

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...