Ticker

6/recent/ticker-posts

Guaramirim, 64 anos!

Vista panorâmica (Foto: webantacatarina.com.br)

Texto de minha autoria publicado no Jornal O Correio do Povo, na edição de 28 de agosto de 2013

Bom, lá se vão 6 meses desde que mudamos para este acolhedora cidadezinha, rodeada de outras, com características industriais e mesmo com permanências agrícolas (caso da produção de arroz e outros produtos). Aqui estamos, neste 28 de agosto, para rememorar os 64 anos de sua emancipação.

Ainda não sei muito sobre a história deste lugar, mas algumas informações já vão se encaixando e, para quem gosta de ouvir jovens senhores e senhoras que já estão aqui desde há um bom tempo, fica a cada dia mais interessante aprender sobre esta que já foi distrito de Joinville, se emancipou em 1949 e agora vem crescendo, a passos largos sobretudo desde a década de 1990. Segundo dados do IBGE, desde 1991 até 2011, a população praticamente dobrou, indo de 17.640 para 35.172 habitantes. 

Claro que, com seu crescimento precisamos refletir sobre o que queremos e como queremos seu desenvolvimento quando o assunto são as diferenças étnicas e sociais envolvendo a população. Exemplos no Brasil não faltam para que possamos nos espelhar e "ajustar" nossos pontos de visão e formas de lidar com as diferenças, que são inevitáveis em um país continental como o Brasil.

Em números ainda, Guaramirim tem um dos melhores índices de IDHM do país 0,822*, um PIB per capita de R$ 36 097,30**, além de uma taxa de alfabetização de 97,63%. Claro que isso são só números se não levarmos em conta as diferenças e variações nas situações mais concretas. Aprendamos com isso e encontremos jeitos de superar os problemas econômicos, sociais e políticos.

Bom, mas a ideia é rememorar esse pequeno, mas crescente, município de Santa Catarina. Então, sigo feliz por aqui e conhecendo cada vez mais gentes, aprendendo mais a cada dia...

Parabéns aos guaramirenses e aos forasteiros, como eu, que adotam a cidade como morada!

*PNUD/2000 -http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaramirim#cite_note-PNUD_IDH_2000-4. 

** IBGE/2008 -http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaramirim#cite_note-IBGE_PIB-5

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...