Ticker

6/recent/ticker-posts

Histórias do Brasil - episódio 8: Vida e morte no Paraguai


Detalhe de "Batalha do Tuiuti", 1889 (Cándido Lopez)

Esse episódio trata de um dos eventos decisivos para o desenrolar da condição monárquica no Brasil, a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), que envolveria uma série de interesses que não são simples de entender. Entre tantos fatores, ela teria envolvido questões territoriais, interesses político-econômicos e questões nacionalistas e culturais muito fortes. 

Uma coisa importante que aprendemos com esse vídeo é que "os grandes heróis libertadores da América não existiam no Brasil", como diz diz José Murilo de Carvalho. E as elites brasileiras faziam questão de afirmar que o Brasil era mais civilizado que os vizinhos, justamente por ser governado por civis. O mesmo historiador diz que, foi a guerra quem deu aos militares, um setor até então desorganizado em nosso país, "uma justificativa para exigir maior participação política, que eles não tinham".

Claro que a mesma guerra, que mudou profundamente o Brasil e o Paraguai (além de Argentina e Uruguai), foi percebida, de maneiras diferentes pelos brasileiros envolvidos, direta ou indiretamente. Fossem eles fazendeiros e posseiros que perderam terras na invasão paraguaia de parte do território brasileiro (se concordarmos com a versão que circula nestas bandas); sejam soldados voluntários (nem sempre tão voluntários assim), como o caso dos personagens da montagem ficcional; sejam eles escravos imbuídos de promessas de liberdade; ou indígenas, que da mesma maneira tiveram prometidas terras que lhes eram tradicionais

O certo é que devemos procurar entendê-la olhando também para o outro lado da fronteira. Pois, caso contrário, teremos uma visão muito limitada dessa importante parte da nossa, mas também da história deles, os paraguaios.

Os comentadores desta vez são José Murilo de Carvalho, Lilia Moritz Schwarcz e Ricardo Henrique Salles.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Todas essas histórias em áudio e vídeo são realmente importantes. Uma baita contribuição. Estou baixando para o uso pedagógico.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que contribui Mathiel... a série em si é muito interessante por tratar de temas diferentes e com um pouco de ficção para servir como chamativo. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...