Ticker

6/recent/ticker-posts

Histórias do Brasil - episódio 9: Propaganda e Repressão


 

Para quem quer saber um pouco sobre o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) e ter uma visão sobre como funcionava o departamento de censura, mas também de construção de uma identidade nacional, no Estado Novo e momentos seguintes do período Vargas, esse vídeo ajuda bastante. 

Na época em que nossa capital ainda estava instalada no Rio de Janeiro, a repressão era dura, a espionagem é uma realidade e a caça aos comunistas é uma constante cada vez mais institucionalizada, ainda mais depois do Levante Comunista de 1935, apelidado de forma pejorativa de IntentonaCom isso, a liberdade de imprensa e intelectual é suprimida.

Por outro lado, sobram elementos de propaganda do governo, de uma autorizada cultura nacionalista, com louvores ao "pai" dos pobres e trabalhadores, que também é o "amigo das crianças". Nesse cenário que cria-se, como se sabe o programa Hora do Brasil (que a partir de 1971 passa a se chamar Voz do Brasil), de alcance nacional, via rádio, e que com o tempo se torna um programa de transmissão obrigatória.

Elemento de propaganda de grande valor vai ser o real crescimento da economia e de desenvolvimento industrial do Brasil no período. Soma-se ainda criação de novas e grandes empresas estatais. É o período onde muitos órgãos são criados, entre eles a Universidade do Brasil. É também o momento de festas cívicas, como o Dia do Trabalho.

Quem comenta dessa vez são as pesquisadoras da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ângela de Castro Gomes e Marieta de Moraes Ferreira, e Maurício Parada da PUC-Rio.



Dica de livro:

 livro getulio lira neto

Getúlio 
(3 volumes)
de Lira Neto
De R$ 154,50 por R$ 99,90
 Clique aqui!

Lista dos episódios:

1 - Antes do Brasil, Cabo Frio
2 - Colonização
3 - Guerra pelo açúcar
4 - Entradas e Bandeiras
5 - Ouro e Cobiça 
6 - Leituras Perigosas
7 - O Sangrador e o Doutor
8 - Vida e morte no Paraguai
9 - Propaganda e Repressão
10 - O Sonho de Juscelino

* Originalmente postado em 25/set/2013.

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...