Ticker

6/recent/ticker-posts

Cantigas medievais no projeto Littera!


 

As vezes fico procurando coisas "pitorescas" na internet, coisas que não se vêem todo dia. Daí, tempos atrás recebi um informativo a respeito de um projeto interessantíssimo chamado Littera, que tem por objetivo maior a edição, atualização e preservação do patrimônio literário medieval português, sobretudo cantigas medievais. Vale muito a pena conhecer!

Tais cantigas trovadorescas galego-portuguesas são um dos patrimônios mais ricos da Idade Média peninsular. Elas tratam de assuntos os mais variados, desde o amor até escárnio, desde a religião até as relações conjugais, o que afinal não deixa de ter uma íntima relação no período.

Elas são produzidas durante um período de cerca de 150 anos, que vai, genericamente, de finais do século XII a meados do século XIV, situando-se, historicamente, nas alvores das nacionalidades ibéricas, sendo, em grande parte contemporâneas da chamada Reconquista cristã, que nelas deixa, aliás, numerosas marcas. 

Em relação à língua, o Galego-Português era a língua falada na faixa ocidental da Península Ibérica até meados do XIV. Derivado do Latim, surgiu progressivamente como uma língua distinta anteriormente ao século IX, no noroeste peninsular. Neste sentido, poderemos dizer que, mais do que designar uma língua, a expressão Galego-Português designa concretamente uma fase dessa evolução, cujo posterior desenvolvimento irá conduzir à diferenciação entre o Galego e o Português atuais. 

Mais informações sobre as cantigas, as línguas peninsulares e as pesquisas em geral sobre o assunto podem ser encontradas no site.

Littera é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e sediado no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em seu site, que conta com uma coleção gigantesca, é possível ler letras, partituras e ouvir diversas faixas gravadas por músicos modernos. 

Mas para não ficarmos só na apresentação, seguem algumas cantigas com letra e áudio escolhidas por mim:
Em breve mais cantigas!


* postado originalmente em 29/dez/2013.

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...