Ticker

6/recent/ticker-posts

O que era a Democracia grega? | José Lauro Fernandes



Pensando um tempo atrás sobre o Brasil e a democracia, me veio este texto como resposta, do meu quase homônimo José Lauro Fernandes

Todos falamos em Democracia. Mas, será que já nos demos conta do que é democracia? 

Utilizando apenas os exemplos clássicos que estudamos logo pensamos na Grécia Antiga e em Atenas. Basta ler qualquer livro de História Geral para encontrar este determinado período quase que "divinizado" e os atenienses da época como pessoas felizes vivendo em um sistema justo e imparcial. 

Se aprofundarmos um pouco mais os estudos essa noção é a primeira a cair por terra. 

Na DEMOCRACIA ateniense apenas os cidadãos votavam - cerca de 10% da população da cidade - e, na Ágora ( lugar de reunião para discussões e debates sobre a condução dos destinos da Polis) apenas 10% dos aptos a votar comparecia com regularidade. 

Ou seja, de cerca de 120.000 pessoas da época de Platão apenas 12.000 votavam e debatiam e apenas 1.200 compareciam aos debates e votações. Portanto o problema da formação do cidadão crítico não é um problema novo e não seremos nós a resolvê-lo. 

Quanto a indicação por Q.I. ("quem indica"), lembrem-se que, utilizando o mesmo exemplo (Atenas - e o sistema democrático ideal) apenas os sofistas levavam a melhor na Ágora e ALUGAVAM seus préstimos de oradores para quem tivesse interesse em fazer aprovar uma questão ou outra. 

Clique aqui!
* compre pelos links indicados 
e ajude a manter nossos projetos!

O princípio da razão ou da melhor valia - equivalente aos nossos curriculuns de hoje - não vigorava. Ganhava quem tinha melhor capacidade de oratória para influenciar os votantes ou dinheiro para pagar os melhores oradores. Isso resultava em estratégias como escolher dia e hora em que a plateia fosse maior ou menor conforme o interesse particular de uns ou outros assim como as grandes redes de ensino universitário de hoje escolhem contratar especialistas em detrimento de mestres e doutores pois os salários são menores. 

O que acabo de escrever aconteceu - de fato - a cerca de 2.500 anos. E, neste tempo todo a essência não mudou, apenas a forma. Um sofista de ontem é um "lobista" de hoje. 

Romper culturas não é fácil. 

Em tempo: Sabe-se hoje por registros encontrados quais os principais assunto discutidos na Ágora. Se vocês que me leem tem a noção de que lá se discutia formas de apurar o mecanismo de governo, ou altas deliberações filosóficas sobre como melhorar a vida do cidadão... se enganam. Na Ágora os principais assuntos discutidos eram... festas na cidade e em segundo lugar quem indicar para compor as delegações atenienses para, por exemplo, representa-los nas Olimpíadas. 

José Lauro Fernandes é formado em Jornalismo com Mestrado e Doutorado no exterior (Portugal). Veja o perfil dele no Linkedin, clique aqui.

Imagem do topo: a partir de Atena, artista desconhecido, restaurada por Alessandro Algardi (Itália, 1598–1654) [Imagem de domínio público].

Compartilhe essa postagem!

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Quando houve realmente Democracia?

    Creio que somente no Comunismo Primitivo

    Isso, de modo natural, empírico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... algo a se pensar. Não sei se existiu algum dia um comunismo primitivo, sabe professor?

      Excluir
  2. Parabéns Prof. Dr. Jose Antonio. Belíssimas palavras para explicitar um conceito que está perdendo sua essência. De modo, penso eu, ao alcance de muitos leitores, que como eu, gosta de entrar em sala de aula, sobretudo dos cursos de pós-graduações para professores, com uma linguagem do cotidiano, mas sem prejuízo das normas da língua vernácula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse o texto é do meu quase homônimo José Lauro, mas obrigado pelos comentários... é bom saber que gostou.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...