POR QUE EU PARTICIPO DA OLIMPÍADA DE HISTÓRIA? ~ Identidade 85 ::

sexta-feira, março 21, 2014

POR QUE EU PARTICIPO DA OLIMPÍADA DE HISTÓRIA?



Algumas pessoas me perguntam por que tenho dedicado meu tempo à promover e participar da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Afinal, além de dar as aulas que já dou, preparar materiais e apresentar conteúdos em sala, ainda vou arrumar mais trabalho, mais "problema pra cabeça"! 

Na minha cidade, Guaramirim, SC, somos a única escola que participa da Olimpíada. Me sinto feliz por isso, por ter começado esse movimento ano passado (2013), mas espero que outros professores de História da cidade também façam o mesmo. Quem sabe assim as "ciências do homem (e da mulher) no tempo" não ganhem um pouco mais de atenção.

Então, acho que não preciso de outro motivo para levar adiante esse "projeto", afinal, nada melhor que ver alguns alunos interagindo sobre a matéria que poucos se debruçam realmente na escola; ver alguns alunos que pouca gente daria um "tostão" aprendendo algo; vê-los pensando e desenvolvendo a cultura do debate, algo tão importante em nosso mundo tão turbulento. 

Pena que a propaganda da ONHB ainda seja tímida perto de uma OBMEP ou de uma Olimpíada de Língua Portuguesa. Mas, sigamos o nosso rumo e fazendo a nossa parte!

Esse ano resolvi ampliar o número de equipes as quais orientarei: ano passado eram 2, esse ano serão 4. Em outra postagem apresento os integrantes para vocês, além de atualizá-lo sobre esse mundo olímpico dos filhos de Heródoto. 

6 comentários:

  1. Eu concordo plenamente José, este ano vou participar pela primeira vez com meus alunos e espero com isso motivá-los e me motivar tbm a estudar e aprender cada vez mais...acho válida qualquer proposta ou ideia que aumente o interesse em nossa disciplina. Boa Sorte a vc e a seus alunos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Maria, você vai gostar! Boa sorte a vocês também!

      Excluir
    2. Em /SP, participamos desde a 2ª edição. O envolvimento dos alunos é incrível. Até agora tenho 10 equipes inscritas. Já chegamos na final duas vezes. Tenho medalhas de ouro e bronze que minhas equipes de Duartina conquistaram. Esse ano, apesar de estar tratando um câncer, vamos com tudo tentar medalhas para Lucianópolis mais uma vez. Ah, todos os alunos que participaram das edições anteriores e já terminaram o ensino médio decidiram cursar universidades e conseguiram vagas nas públicas. Essa é nossa maior recompensa!

      Excluir
    3. Que maravilha Carla! Eu comecei a participar ano passado porque entrei em concurso. Caramba... fico feliz em saber dessa sua experiência. Se quiser escrever um texto a respeito, ficaria muito feliz em publicar aqui no blog.

      Excluir
  2. Será o meu segundo ano com minha companheira Professora de História. Sou formado em Ciências Sociais e isso nos dá um aparato gigantesco para analisarmos os documentos históricos. Amei ter participado e participarei com muito orgulho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você participa com colaborador da professora?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Digite e tecle Enter para buscar!