Ticker

6/recent/ticker-posts

História da Índia através da arte (parte 02)



O tema central da nossa postagem desta vez sobre a Índia é reconhecida como uma das maiores memórias autobiográficas do mundo: Bāburnāmah. Trata-se da história de Zahīr al-Dīn Muhammad Bābur, que nasceu em 1483 e governou a partir de seus 11 anos de idade até sua morte em 1530. 

Babur conquistou o norte da Índia e construiu o Império Mogol (ou o Império Timúrida-Mogol). A dinastia Mughal, iniciada por ele, governou a Índia de 1526 a 1858, período marcado pelo forte desenvolvimento artístico e literário do país**. Dono de um estilo que marcou a arquitetura da Índia, Babur criou maravilhosos jardins que se tornaram parte integrante das edificações.

Uma curiosidade sobre sua linhagem é o Taj Mahal, que foi construído pelo xá Jahan (tataraneto de Babur), à beira do sagrado rio Jamuna, para sepultar o corpo de Munthaz Mahal, sua companheira desde a infância e grande amor de sua vida. Ela morreu no dia do nascimento de seu 14º filho, em 1631.  

Voltando Babur, originário de Fergana na Ásia Central, era descendente de Timur (Tamerlão) por parte de seu pai e de Chingiz (Ghengis) Khan por parte de sua mãe. Babur escreveu suas memórias em chagatai, ou turco antigo, que ele chamava de "túrquico", e elas foram posteriormente traduzidas para persa e copiadas e ilustradas repetidas vezes por seus sucessores mogóis. A cópia atual, escrita em persa em nasta‘līq, é um fragmento de um manuscrito disperso que foi executado no final do século XVI. 

A ordem das folhas neste livro (veja ele completo, clique aqui) não segue a narrativa do texto. O fragmento de Walters contém 30 pinturas, a página inteira, que representam o estilo da corte mogol sob o imperador Akbar, que governou durante 1556-1605. Outro fragmento importante deste trabalho, contendo 57 fólios, encontra-se no Museu de Culturas Orientais, em Moscou. A encadernação em couro verde escuro, a qual não é original ao texto, tem entre 75 a 150 anos de idade.

Seguem 5 imagens selecionadas do livro!

Memórias de Babur
(Por volta dos anos 1575 d.C. e 1600 d.C.)
Autor: Babur, Imperador do Hindustão, 1483-1530






A História da Ásia Antiga
 Meredith MacArdle
Clique aqui!


* Descrições adaptadas das que constam no site da Biblioteca Mundial Digital, de onde também provém as imagens (algumas foram igualmente adaptadas em tamanho e forma à essa postagem, sem alterar seu conteúdo original).

** ÍNDIA MULTIFACE. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx2309200205.htm.

Compartilhe

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...