Ticker

6/recent/ticker-posts

Resposta sobre os videos "Ética e moral"



Quem vem acompanhando os vídeos, às vezes perde uma parte do debate em torno do assunto. Por isso, gostaria de compartilhar um comentário feito no Linkedin (clique aqui para ver mais) e a minha resposta como segue:


DE Juan I. Koffler Anazco
Ortega y Gasset Brasil

Sem conhecer o inteiro teor dos vídeos seguintes, arrisco-me, em razão das duas partes ora apresentadas, a afirmar que o "papo" do professor José e convidados deverá seguir caminho ditado pela Secretaria de Educação de SC. Em assim sendo, já conheço a "linha de raciocínio" que esta cultua, privilegiando ideologias mais à esquerda, preponderantes no meio estudantil desde priscas eras, em toda América Latina e nos países subordinados à extinta URSS. Nada obstante, os acompanharei até para ratificar (ou retificar) meu pressuposto. 

Sobre o tema, "ética e moral", a questão suscitada advém de tempos imemoriais, embora nada tenha que ver com regras comportamentais, mas sim com a estrutura psicossocial falha do homem. Como já o defendi em minha tese de doutorado, nos idos de 1976, o homem é "um projeto mal-acabado" que traz uma herança genética deturpada. Destarte, aqueles que se insurgem contra essa herança, em realidade uma minoria, sofrem o embate perene com a maioria avassaladora e acabam sendo "calados" pela predominante alienação social. Isto é histórico e insofismável. 

Ética e moral são acordos sociais "ajustáveis" segundo o interesse dessa maioria, o que os reveste de certa-incerta "legitimidade", embora não resistam a qualquer raciocínio lógico coerentemente fundamentado. São, portanto, regras sociais impostas segundo certos valores vigentes nas sociedades humanas e nas respectivas épocas em que se os analisam. 


Vamos esperar para ver o que vem pela frente, ou seja, a sequência desses vídeos. Enquanto isso, louvo o esforço do professor José e convidados em, pelo menos comunicar-se com suas comunidades discentes.

MINHA RESPOSTA

Você se engana Juan... acho que deve ver o vídeo. Não me alinho à partidos ou à ideologia stalinista, mais especificamente. Pelo contrário, tenho minhas muitas críticas, mesmo tendendo à esquerda (seja lá o que ela represente hoje). Devemos entender que ESTOU como concursado na SED-SC, mas não SOU da mesma, afinal, me fechar em uma instituição seria sobremaneira engessante e limitador das minhas reflexões.

De qualquer forma, viu bem a intenção dos mesmos vídeos, quando disse que pretendo comunicar algo aos discentes, mas esperando a colaboração dos docentes. Afinal, por que não interagirmos, ao menos com as proles escolares que tem interesse em ouvir, aprender, mas também interagir.

O assunto não é ACABADO, mas temos que manter o debate. 


Se notar na introdução dos vídeos, fazemos questão de chamar a atenção para o fato de não termos a mesma visão política. Meu amigo de vídeos, o professor Gleison, é um cara que poderíamos chamar de "extrema direita". Mas isso não impede de termos pontos comuns e procurarmos um conhecimento sobre o tema.

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...