Ticker

6/recent/ticker-posts

DOCUMENTÁRIO: "Condor" (2007) (COMPLETO)




Esse é um daqueles documentários que nos ajudam a pensar sobre ditaduras na América Latina, procurando mostrar os lados opostos envolvidos nas mesmas. Dirigido por Roberto Mader, ganhou no Festival de Gramado de 2007 o prêmio especial do júri como Melhor Longa Brasileiro.

O mesmo trata de Condor, sobre a qual há ainda muitos mistérios e elementos a serem analisados, debatidos e melhor esclarecidos. 

O que se vê no vídeo é que, nas reuniões realizadas entre diferentes países, iniciou-se uma cooperação de seus serviços de informação, cujos alvos eram as formas de "ameaças comunistas". Desde a primeira sessão no Chile, governado por Pinochet, em 1975, nascieu o Sistema de Inteligência Condor. Há uma negação por parte de alguns militares, como o General Juan Contreras do Chile, de que o mesmo tenha sido uma Operação, o que muda todo o sentido das ações conjuntas, pois "operação" envolveria a ação de fato, sendo neste caso apenas, segundo ele, um sistema de informações. 

De qualquer forma, para participar de Condor, foram convidados chefes de Estado da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Segundo Eduardo Contreras, advogado de acusação nos casos de crimes políticos, a partir de novembro de 1975, Condor assumiria sim uma posição de deter os opositores dos regimes militares latino-americanos. Envolvia ainda então, segundo ele e tantos outros, o intercâmbio de prisioneiros e uma lista de alvos a serem sequestrados e "abatidos", como Olando Letelier, ex-Chanceler chileno, ou do General Prats, ex-Comandante em Chefe do Exército chileno, vítimas de atentados. 

No caso do Brasil, há indícios, embora ainda a serem provados, de que Condor, tida aqui como Operação, esteve diretamente ligada à morte do ex-presidente João Goulart, em dezembro de 1976. Da mesma forma, fala-se também da possível participação dos militares no acidente que matou Juscelino Kubitschek em agosto daquele mesmo ano.

Nesse contexto, entre outros temas importantes, o vídeo fala da ação da CIA (Agência Central de Inteligência norte-americana), em colaboração com as agências nacionais dos países onde havia ditaduras.



ASSISTIR



Se preferir com uma qualidade melhor, baixe via torrent (legendado em português e inglês), clique aqui!

* Originalmente postado em 20/nov/2014.

Gostou? Compartilhe?

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...