Ticker

6/recent/ticker-posts

Documentário: Construção e queda do Muro de Berlim (compacto)



O muro que virou o símbolo da Guerra Fria a partir da década de 1960, fez parte da história do breve século XX. Nesse post compartilho a versão compactada do documentário, ótima para pensarmos esse período tão intenso e importante. 

Uma barreira que começou a ser construída a partir de 1961, que separava famílias nas duas partes de Berlim, a capitalista e a comunista. Tem polêmico, que precisa ser pensado com calma.

Um muro que separou pessoas, sem dúvida; que teve uma função do lado comunista; que não era confortável nem para os administradores da Alemanha Oriental. Existe nesse documentário os relatos sobre as pessoas que morreram tentando atravessá-lo, outras que foram presas tentando e outras ainda nem imaginavam vê-lo cair um dia. O que de fato ocorreria em 1989, simbolizando o fim da Guerra Fria. 

O documentário foi exibido pelo canal History Channel com a duração de 90 minutos aproximadamente. Agora estamos disponibilizando aqui uma versão compacta de 39 minutos. O tempo menor foi pensado para que fosse possível sua utilização nas aulas, que giram em torno de 40 a 45 minutos, levando em conta ainda o tempo para preparação do material para a exibição aos alunos.


Berlim: 1961: 
Kennedy, Khruschóv e o lugar mais perigoso do mundo
Frederick Kempe
Clique aqui para comprar!



* Originalmente postado em 9/nov/2014.

Compartilhar:

Postar um comentário

2 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...