Ticker

6/recent/ticker-posts

Julia Cameron: uma fotógrafa na Era Vitoriana [com álbum de fotos]




Há um tempo atrás estava vendo um documentário sobre a História da Grã-Bretanha, especialmente no episódio que trata da chamada Era Vitoriana, e uma fotógrafa me chamou atenção: Julia Cameron (1815–1879). É sobre que falamos nessa postagem, mostrando algumas de suas fotos.

Aos que se dedicam a arte da fotografia certamente já ouviram falar dela, mas eu, atuando em outra área, ainda não havia. 

Isso é o que é mais interessante, pois na vida podemos, se quisermos, conhecer sempre mais, não importa o assunto. Basta não criarmos barreiras de especializações e áreas, e aí fica tudo mais interessante.  

Julia Margaret Cameron me chamou a atenção por ser uma mulher, uma fotógrafa, em um mundo de homens fotógrafos. Ela nascera em Calcutá, Índia (na época em que era colônia britânica), em uma família abastada e morreria no Sri Lanka em 1879. Se dedicou à fotografia tardiamente, começando aos 48 anos, e não fez disso uma profissão, mas antes um exercício de prazer, ou algo parecido. 

Isso porque ela não se fixou em imagens de pessoas sorridentes, famílias devidamente hierarquizadas ou pessoas com ares estritamente aristocráticos, como era usual na Inglaterra vitoriana e outras partes e momentos. Ela ousa expor figuras melancólicas, por vezes com olhares penetrantes, uma marca aliás em sua obra. 

Aliás, ela mesma quando é fotografa não sorri e quase nunca fita a câmera. Basta uma olhada na fotografia abaixo ou em retratos conhecidos dela, muitos dos quais estão preservados e podem ser acessados no site da National Portrait Gallery (Galeria Nacional de Retratos) britânica.

Henry Herschel Hay Cameron, 1870

Por sua posição social, ela teve acesso a um grande número de personalidades de sua época. O que não a fez fugir da teatralidade e da melancolia que lhe eram características. Nessa linha é que temos dela também uma fotografia das mais conhecidas de Charles Darwin, naturalista britânico autor de A origem das espécies.

Charles Darwin, foto de Julia Cameron (1869)

Sofrendo a pressão de seu tempo, em um mundo onde o papel das mulheres era outro, somando-se especialmente as exigências perfeccionistas do contexto vitoriano, ela foi alvo de duras críticas:

A fotógrafa já foi considerada sem conhecimentos técnicos, por apresentar imagens desfocadas e acusada de fotografar “trivialidades infantis”, pelas imagens de crianças vestidas de anjos. Mas seu trabalho tem sido visto por outros “olhos” na contemporaneidade*.

Enfim, resumidamente, sua vida como fotógrafa se divide em três fases: dedica-se inicialmente às cenas religiosas e renascentistas (1864-1865); a partir de 1866 aos retratos; e, nos anos de 1870, passa a se interessar por cenas de gênero (mitos, lendas inglesas e personagens da literatura popular).


Veja mais fotografias que selecionamos de autoria de Julia Cameron:






O livro Julia Margaret Cameron's Women (em inglês) traz um panorama biográfico de sua vida e conta com uma seleção de suas fotografias.

Dica de livro
From Life
Julia Margaret Cameron and Victorian Photography
Clique aqui!

Outras referências:

* Andréa Brächer (FABICO/UFRGS): Julia Margaret Cameron e a fotografia de madonas.
* National Portrait Gallery: Julia Margaret Cameron. 



Assista ao nosso outro vídeo com a Como fui pra Argentina de busão (e o que fiz lá)clique para ir!


* Originalmente postado em 7/dez/2014.

Compartilhar:

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ótimo post, José. Gostei de ler.
    E, sim, concordo com tirarmos as barreiras e abrirmos as possibilidades de novos conhecimentos. Se bem que a arte fotográfica nasceu bem no meio de uma era que tinha tudo para influenciá-la (técnica e artisticamente), ainda mais com impressionistas e Pré-Rafaelitas ávidos, lançando mãos da ferramenta.
    Também, e mais perto de nós, temos os fotógrafos portugueses e brasileiros, Benoliel e o Imperador (servem como exemplos), que 'pinçavam' frases da nossa história cotidiana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Lionel! Boa colocação. Seja sempre bem-vindo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...