Filosofia da merda ~ Identidade 85 ::

domingo, julho 19, 2015

Filosofia da merda





Quando você estiver se sentindo uma "merda", pense um pouco, filosofe sobre si mesmo, pois pode ser que no fim descubra que tem você muita utilidade. 

Isso porque de uma forma ou de outra a merda que circula, deixa com o tempo de ser matéria dispensável para se tornar matéria útil para outras tantas coisas quantas sejam passíveis de se imaginar no que diz respeito ao ciclo sempre constante da vida. Dúvida?

Então pense comigo. A vida é uma coisa efêmera que está sempre passando. E a merda é aquilo que em muitos casos vira esterco, que ajuda (voluntária ou involuntariamente) a germinar pastos, flores e frutos. Não é só o dejeto animal que serve. Ou me dirão que o alimento que nos é posto à mesa não tem nenhuma parcela de estrume, seja você ele ou seja o que sai do gado?

Isso está cheio de filosofia. 

Da mesma forma que as tantas outras partes que recebi em meu corpo, misturadas de partes do viveu um dia e se foi. Ou me negarão o direito de fazer parte de tantos corpos apodrecidos, sejam eles de homens ou de bestas selvagens (embora menos selvagens que alguns humanos), que ajudaram a dar cor as flores do campo? E aí, a merda se torna parte também, não mais peça exclusiva. 

Basta pensar no quanto carregamos na idade do mundo, ao menos desse planeta azul que chamamos de Terra. Quantos seres se deixaram ir, nas muitas luas passadas, para em forma de chorumes e vermes (que também morrem) reviver, remontados, em novos seres, sejam eles evoluídos ou não.

E nem precisa ser evolucionista para perceber isso: basta pensar do ponto de vista religioso se quiserem, que do barro viemos. E do que se formou esse barro ao longo de tantos séculos e milênios? Quantos sacerdotes, reis e carrascos morreram, assim como os que por eles foram mortos, e disso resultou novas matérias em vidas completas?

Então amigo e amiga, quando você estiver se sentindo uma merda, lembre-se: a merda também é útil e o futuro do mundo depende de você. E se não te convenci com o que disse, então volte ao início e leia tudo outra vez!


Dica de livro:

 livro o rio joao cabral de melo

de João Cabral de Melo Neto 
(organizado por Inez Cabral)
Por R$ 19,90
 Clique aqui!

* Originalmente postado em 18/fev/2015.

Gostou? Compartilhe essa postagem!

5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Digite e tecle Enter para buscar!