Ticker

6/recent/ticker-posts

O assombroso Cemitério da Recoleta [fotos e texto]




Apreciador de filmes de terror que sou, especialmente de vampiros, me senti entrando no mundo gélido das catacumbas que escondem restos putrefatos de célebres buenairenses. Por isso quero compartilhar essas imagens com vocês do Cemitério da Recoleta, Buenos Aires.

Por cada corredor uma surpresa, num emaranhado de estátuas e monumentos aos mortos. Ali se podem ver caixões de séculos expostos e alguns inclusive ao alcance das mãos, guardados por cadeados antiquíssimos e anjos de mármore, que às vezes contam com a ilustre presença de santidades mais poderosas (Marias e Cristos) ou símbolos de poder daqueles que creem na passagem da vida de cá para uma outra misteriosa de lá.

Aliás, poder é uma palavra bem presente por ali, onde a suntuosidade é quase sempre visível e "necessária", com gastos monumentais. Segundo um guia que estava no local quando visitamos, um mausoléu havia sido recém vendido pela bagatela de 300 mil dólares (com a cotação atual isso daria mais de 831 mil reais!) - para se ter uma ideia, basta imaginar você que têm que pagar suas prestações do Minha Casa, Minha Vida em 30 anos ou mais.

É nesse mesmo cemitério que se encontram os restos mortais de Evita Perón, uma quase divindade argentina. Há inclusive quem fale em uma canonização não muito distante, ainda mais agora com um Papa argentino. Para quem procura pela tumba dessa ilustre senhora vai ter que procurar pelo mausoléu da Família Duarte.  O de Juan Perón nem adianta procurar por ali, pois o corpo do general e ex-presidente foi enterrado depois de muitas polêmicas, em um sítio na cidade de San Vicente, na província de Buenos Aires.

(Clique nas imagens para ampliar)








 

Booking.com

 


 








* Fotos de autoria de Eudes Fernando Leite e José A. Fernandes. A foto das tumbas negras é a única que não foi tirada por nós, estando disponível no Wikipedia.

** Originalmente postado em 8/fev./2015

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...