Ticker

6/recent/ticker-posts

Dias de Índios





ÍNDIOS não são peças de museu, seres exóticos, figuras primitivas. Eles são parte do que chamamos de humanidade. 

Não podem eles serem vistos por nós no singular, mais em sua pluralidade, com vida, simbologias e organizações que são próprias de cada etnia, tronco linguístico ou expressões culturais. Possuindo cultura viva, sofrem transformações, onde muitos se adaptam, se inserem, outros se isolam e por vezes são excluídos pelos não indígenas (que acostumamos chamar de brancos) - como excluímos partes dos humanos que não achamos dignas de serem chamadas de "civilizadas", limpas e educadas.

Não podemos ver os índios de forma estereotipada, esperando sobretudo uma visão de homens e mulheres a andarem nus, entendendo assim que os "verdadeiros" sejam aqueles que vivem no Xingu.

Por fim, a título informativo, reproduzamos texto do Instituto Socioambiental sobre os povos indígenas do Brasil:

Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 242 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes.

Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 698 Terras Indígenas, de norte a sul do território nacional.


Lançamento de livro:
História do Brasil - uma interpretação

 historia do brasil uma interpretação

Clique aqui e veja mais!

* Imagem do topo: Lideranças Kayapó reunidas durante a vigília realizada na frente do auditório da Câmara, em Brasília, durante a Constituinte, 1988|Beto Ricardo - ISA.

** ISA - POVOS INDÍGENAS DO BRASIL: http://pib.socioambiental.org/pt.

Compartilhe essa postagem:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...