Ticker

6/recent/ticker-posts

DICA DE LIVRO: "História do Brasil: uma interpretação", de Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez


 historia do brasil uma interpretação

O livro propõe compreender as dificuldades que a sociedade brasileira enfrenta para se tornar uma nação civilizada e independente. 

Trata-se de um livro importante, pois é escrito por historiadores, saindo um pouco da onda de textos na moda que vêm tentando abordar a história do Brasil como algo pitoresco e exótico.

Segundo os autores, é necessária uma renovação da nossa perspectiva histórica e é isso que defendem nesta interpretação da 'história do brasil'. Nele repassam as principais etapas históricas do país - da pré-história ao 'descobrimento', o período colonial, a independência (que para eles se dá verdadeiramente no 7 de abril de 1831, com a abdicação de Pedro I), o Império e a República, chegando até os governos de FHC, Lula e Dilma. 

Nesse percurso, Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez analisam sob nova luz personagens como Duarte Pacheco Pereira, o holandês Nassau, o Marquês de Pombal, José Bonifácio, Evaristo da Veiga, Pedro II, Luiz Gama, dentre outros abolicionistas, e todos os presidentes da república. 

Os autores buscam mostrar como a persistência de fenômenos como o patrimonialismo, a impunidade e o populismo tornaram os desafios da cidadania na atualidade muito maiores. É para combatê-los que esta obra revisita criticamente o passado, procurando indicar o sentido de nossa história.

Lançado pela Editora 34, ele encontra-se à venda de R$ 98,00 por R$ 88,20:

 livro história do brasil carlos guilherme mota

 Clique aqui! 

Compartilhe essa postagem:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...