Vamos terceirizar o Brasil! ~ Identidade 85 ::
Booking.com

terça-feira, abril 21, 2015

Vamos terceirizar o Brasil!



A moda agora entre os mandatários é "terceirizar". Terceirizar trabalhadores, terceirizar educação, daqui a pouco vão terceirizar o Brasil!

Há uns anos atrás eu me via feliz com o Brasil, ficava pensando que os grandes problemas cantados por Raul Seixas, Legião e outros haviam acabado. Mas, não demorou muito para ver que não passava de ilusão. O mundo, ou as pessoas que nele vivem, nada aprenderam ou será que os grupos dominantes é que entenderam bem a lição de como controlar o "povo"? O Brasil está dando exemplos de uma das ferramentas que o Neoliberalismo tem usado para se manter vivo: terceirizando.

Terceirização é a palavra da vez nas bocas e mentes dos brasileiros, contra ou à favor. Bem verdade que direitos há muito conquistados (e não sem um grande esforço) correm o risco de serem anulados. O temor dos trabalhadores é real, seja porque os registrados em carteira serão substituídos por terceirizados, seja porque aumentará o número de trabalhadores que precisarão de firma aberta para serem contratados como Pessoa Jurídica e não mais como Físicas.

A educação também dá suas mostras de loucura em vários estados, gerando descontentamentos e greves (Paraná, Santa Catarina, São Paulo, etc.). Nesse caso não apenas com terceirização - embora também as discussões perpassem essa esfera, mas sobretudo sucateando direitos. Uma notícia, que já é fato consumado, agora começa a preocupar quem está em busca de emprego em universidades federais (como eu):  o STF decidiu que a Administração Pública pode repassar a gestão de escolas públicas, universidades estatais, hospitais, unidades de saúde, museus, entre outras autarquias, fundações e empresas estatais que prestam serviços públicos sociais para entidades privadas sem fins lucrativos como associações e fundações privadas qualificadas como organizações sociais*.

Mas voltando ao assunto em geral, é claro que a Federação das Indústrias do Brasil defende a aprovação do texto da Lei de Terceirização, como ficou claro em depoimento dado por Paulo Skaf, presidente da FIES, em entrevista no começo do mês**. Afinal, quem vai ganhar mais com tudo isso senão os industriais?!

O Projeto 4330 que vem sendo amplamente discutido ainda precisa ser votado no Senado e se aprovado precisará ser sancionado pela presidenta Dilma. Mas, com o andar dos Camaros, nos restará voltar ao Raulzito, pra propor que nossos mandachuvas engravatados terceirizem o Brasil, afinal, negócio bom assim ninguém nunca viu!

Lançamento de livro:
História do Brasil - uma interpretação

 historia do brasil uma interpretação

Clique aqui e veja mais!



*** Para montagem do topo foi usada caricatura feita por Waldez.

Compartilhe essa postagem:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Digite e tecle Enter para buscar!