Ticker

6/recent/ticker-posts

ATIVIDADE: Luis XVI interativo



Nesta postagem gostaria de compartilhar com você uma atividade que trabalha o tema "Revolução Francesa", mais especificamente Luís Capeto, ex-Luís XVI, que é condenado e guilhotinado pelos revolucionários em 1793. O legal nesse caso é a interação promovida entre personagem e público.

Um aluno é vestido (na medida das possibilidades da escola) como Luís XVI (ou cidadão Luís Capeto, no caso), colocado em um cenário (uma prisão) montado com trabalhos confeccionados por alguma turma de escolha do professor. Nesse ambiente ele interage com os que param para vê-lo e que para isso devem lhes fazer perguntas sobre sua vida e o por que de estar ali.

A história por trás disso trata da Revolução Francesa, no ano de 1792, quando o personagem está preso e por isso não estará em vestes reais, mas sim com trajes simples que o confunde aos demais prisioneiros, considerado pelos revolucionários como cidadão qualquer e não mais privilegiado como era no Antigo Regime francês.

Junto com o cenário, pode-se distribuir alguns livros com algumas sugestões de perguntas que poderão ser feitas ao personagem. Dessa forma, os que visitarem o espaço deverão abrir os livros, fazer as perguntas e receber nas respostas alguma informação sobre o assunto.

A atividade aqui proposta foi realizada na Feira de Ciências da EEF Almirante Tamandaré, de Guaramirim, SC, no dia 14 de agosto de 2015. Abaixo algumas fotos do espaço e montagem feitos na escola com material disponível e ajuda dos alunos, além da imprescindível colaboração de Cleia Souza, Assessora da escola que confeccionou a guilhotina.




Dica de livro:

 livro luis xvi

Biografia
de Bernard Vincent
de R$ 19,90 por R$ 12,90!

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Tema: personagens históricos que interagem.
Alunos participantes: 1 diretamente; mais a turma de escolhida como apoio na confecção dos materiais e montagem.
Personagem trabalhado: Luís XVI, rei da França na época da Revolução Francesa.

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...