Exposição Virtual "Segunda Guerra Em Revista" ~ Identidade 85 ::
Booking.com

quinta-feira, agosto 27, 2015

Exposição Virtual "Segunda Guerra Em Revista"


Seguindo o modelo de suas últimas exposições virtuais, o Arquivo Público do Estado de São Paulo traz “Segunda Guerra em Revista” que, por meio de artigos de revistas e jornais da época (1939 – 1945) e alguns documentos de acervo, pretende oferecer uma interessante viagem de estudo pelo período do conflito.

Tratam-se de material primário (como fundos DEOPS e Defesa Passiva Antiaérea), que, além das informações históricas, trazem também algumas análises da linguagem utilizada tanto pelos políticos – representada pelos discursos de Getúlio Vargas – como da mídia impressa, fortemente cerceada pelo controle do governo da época e inundada pela massiva influência da propaganda de guerra norte-americana. 

Nos cinco ambientes que a compõem, o visitante poderá encontrar diversos artigos extraídos de revistas e jornais do acervo APESP, como Hoje, Economia, Em Guarda e A Guerra Ilustrada, bem como documentos – alguns prontuários do DEOPS de judeus perseguidos – que fornecerão um interessante painel sobre a Segunda Guerra e suas consequências no Brasil e no mundo. 

Esta exposição também completa o panorama histórico sobre o período Vargas (1930 – 1945), iniciado com a exposição “Charge, Caricatura e Política - 1930 a 1937”.

Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de História do 6º ao 9º ano, a exposição está vinculada aos seguintes temas: “lutas políticas na implantação da República, governos autoritários, o Estado Novo e o regime militar pós-64” (p. 69). 

Ainda na disciplina de História para o Ensino Médio, a exposição traz diversos exemplos, conceitos e panorama com relação aos eixos temáticos “3. Os discursos Nacionalistas; e 4. Conflitos Nacionalistas” (p. 86), auxiliando no desenvolvimentos de competências para “compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e aos processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.” (PCNs Ensino Médio, parte IV, p. 13). 

Por sua vez, os PCNs de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II têm entre os seus objetivos “analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos (...) percebendo os processos de convencimento utilizados para atuar sobre o interlocutor/leitor” (p. 33). 

Já para o Ensino Médio, acreditam os organizadores que esta exposição pode auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades de investigação e compreensão (PCNs Ensino Médio, parte II, p. 14), na medida em que expõe documentos, excertos do acervo e atividades que necessitarão de análise e interpretação de recursos expressivos de linguagem além da relação com seus contextos, de acordo com suas condições de produção e recepção, ou seja, intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de ideias e escolhas. Os periódicos citados fazem parte da hemeroteca do APESP, que possui uma coleção com 6.335 títulos de jornais e 2.347 títulos de revistas. 

Espera-se que vocês apreciem a viagem por esta parte de nosso acervo e conheçam um pouco mais da história da Segunda Guerra Mundial.


Dica de livro:

livro  22 Dias segunda guerra

22 Dias:
As Decisões que Mudaram o Rumo da Segunda Guerra Mundial
de David Downing
de R$ 34,90 por R$ 30,71!
Clique aqui! 

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Digite e tecle Enter para buscar!