Ticker

6/recent/ticker-posts

Pensando o Ser e o Saber - por Suzana Eccel



Em filosofia e outras ciências humanas, o Ser e o Saber são coisas interessantes de se pensar, que geram debates infinitos. Juntando os dois conceitos, a aluna Suzana Eccel* escreveu esse texto bacana.

Às vezes me pergunto se eu poderia saber o que eu não sei, sem saber o que eu sei, talvez com uma intuição ou um sonho, como aparece em filmes. Eu sei que é apenas ficção, mas a ficção tem que ser criada e de onde vem a ideia de que alguém pode prever o futuro, ou seja, estaria dizendo que a pessoa está dizendo o que não sabe, baseado no que sabe, mas se a pessoa não sabe, porque, transmitir isso? 

Talvez pela publicidade, ou talvez por colocar a emoção de algo que queria que fosse real... Mas será que eu, sem saber o que eu sei saberia disso? 

Posso me comparar com uma criança. Há perguntas que a criança não saberá responder, mas também há perguntas que eu não saberei responder. Pois eu só saberei responder sobre o que eu sei; e o que eu não sei são apenas coisas que posso aprender. 

E respondendo minha pergunta lá do início, não, eu não poderia saber o que eu não sei se eu não soubesse o que eu já sei... Isso significa que são fases de aprendizado e coisas que vêm com o tempo. Ninguém sabe o que sabe sem mestres, mas também ninguém aprende a responder todas as perguntas da vida. 

Talvez não devesse querer responder tudo e sim o básico. Bom, no meu caso o meu básico.

Dica do blog:

 e-book Hector & Afonso - Os Passarinhos
E-book
de Estevão Ribeiro
por R$ 5,00!
Clique aqui! 

* Suzana Eccel é aluna de 1º Ano do Ensino Médio na EEB Alfredo Zimmermann, em Guaramirim, SC.

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...