Ticker

6/recent/ticker-posts

Seminário discutirá "Trajetórias das Desigualdades no Brasil" (com transmissão online)



Seminário no Brazil Institute do Wilson Center, em Washigton/DC (EUA), discutirá as pesquisas do livro Trajetórias das Desigualdades no Brasil e terá transmissão online.

Os desafios que o Brasil enfrenta contemporaneamente, em particular a crise de governabilidade e a recessão econômica levantam importantes perguntas sobre a capacidade do país preservar importantes ganhos alcançados em  décadas recentes na redução dos historicamente altos graus de desigualdades sociais, econômicas e políticas. 

Este é o contexto do seminário que o Brazil Institute of the Wilson Center (Washington, EUA) convoca para o dia 16 de fevereiro, em parceria com o Centro de Estudos da Metrópole da Universidade de São Paulo e a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP).

A discussão reunirá co-autores do estudo mais abrangente já realizado sobre as várias manifestações de desigualdade no maior país da América do Sul bem como acadêmicos de instituições norteamericanas. 

Publicado no ano passado,  Trajetórias das Desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos foi recebido como uma importante contribuição para as ciências sociais em temas que se relacionam com as conexões entre democracia, políticas públicas e desigualdade. O livro apresenta novas pesquisas nas trajetórias das desigualdades no Brasil durante os últimos 50 anos. 

"A sua contribuição primordial reside em ser o primeiro estudo abrangente baseado em sólida pesquisa empírica lidando com mudanças de longo prazo no Brasil", escreveu a professora de Ciência Política da Universidade de São Paulo Marta Arretche, que organizou o volume. 

"No âmbito teórico, a principal contribuição do livro consiste em demonstrar que a trajetória da redução da desigualdade contempla múltiplas e relacionadas dimensões cujas origens são independentes. Nem a industrialização nem a democracia são condição suficiente para este propósito".

Trajetórias das Desigualdades traz em um único volume uma compilação de estudos em diferentes aspectos das estruturas sociais e econômicas consideradas centrais nos estudos sobre desigualdades, tais como: participação política; acesso a educação, saúde e serviços públicos; inserção no mercado de trabalho; raça e estudos de gênero. Também foram contemplados no livro estudos detalhados acerca das conexões entre desigualdade e a trajetória das migrações e a filiação religiosa. 

O volume apresenta, em 14 capítulos temáticos, uma perspectiva detalhada e abrangente sobre a desigualdade, contemplando diversas dimensões do problema.

Todos os capítulos têm estudos quantitativos e longitudinais baseados em dados de seis edições do Censo Demográfico, de 1960 a 2010. O estudo examina  as conexões entre diversas macro transições - do país rural ao urbano; do regime autoritário ao democrático; da economia estagnada até a crescente -  e a direção das políticas públicas dos governos democráticos.

Inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

Conferencistas:

    Paulo Sotero -  Diretor, Brazil Institute
    Marta Arretche -  Universidade de São Paulo
    Adrian Lavalle -   Universidade de São Paulo
   Carlos Antonio Costa Ribeiro - Universidade Estadual d Rio de Janeiro (UERJ)
    Daniel Gingerich - University of Virginia
    David Lam -  University of Michigan
    Eduardo Marques -  Universidade de São Paulo
    Fernando Limongi -  Universidade de São Paulo
    Jose Antonio Cheibub - University of Illinois
    Kenneth Roberts - Cornell University
    Maria Herminia Tavares de Almeida - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
    Matthew Taylor -  Fellow
    Naercio Aquino Menezes Filho -  Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER)
    Peter Ward - Professor of Public Affairs and Sociology, C. B. Smith Centennial Chair in US-Mexico Relations, University of Texas at Austin
    Sergei Soares - Center for Global Development

Informações pelo site, email ximena@cmetropole.org.br ou pelo telefone 5574-0399

O livro:


de R$ 69,00 por R$ 56,02
Clique aqui! 
Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...