Ticker

6/recent/ticker-posts

O que é ser brasileiro? | pela aluna Lídia Margreiter



Em épocas de crise no Brasil, perguntei aos meus alunos um tempo atrás "o que é ser brasileiro", pedindo que fizessem um texto como atividade. Nele pedi para inserirem a participação dos negros e dos índios, pensando sobre a diversidade e a miscigenação na formação do país. 

A aluna Lídia (então com 12 anos quando escreveu em 2016), que não é negra e não se diz ser indígena, nos ofereceu o texto que segue.

O Brasil é um país "velho" descoberto há vários anos atrás.

Os portugueses vieram para cá e exploraram o Brasil colônia ao máximo. O Brasil tem uma história longa, de guerra, dor, felicidade, mas se não fosse por isso, talvez o Brasil não seria o Brasil de hoje. 

Ser brasileiro é ter orgulho do país, do povo misturado, das culturas diferentes. Os negros eram ferramentas de trabalho, como uma enxada, uma pá, uma base para o crescimento. Assim como os índios, os negros foram maltratados. 

Eles fizeram o Brasil crescer e hoje ainda são mal vistos, mesmo que muitas palavras e coisas que temos hoje tenham traços desses guerreiros.

Ser brasileiro é ser índio, é ser negro; ser brasileiro é pensar e refletir que de tantos outros povos e misturas, no fim, que bom que somos brasileiros.

Dica de livro:



Lugar de negro, lugar de branco?
Douglas Rodrigues Barros
por R$ 24,60!
Clique aqui! 

Lídia Gabriela Margreiter, quando fez o texto em 2016, era aluna de 8º da EEF Almirante Tamandaré, de Guaramirim-SC.

* Imagem do topo tirada do blog da E.M.E.B. MÁRIO MARTINS DE ALMEIDA.

** originalmente postado em 20/nov/2016

Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...