Ticker

6/recent/ticker-posts

DICA DE LIVRO: Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado (com breve resenha)



Este é um livro que já li e reli algumas vezes em minha tragetória acadêmica. Por isso gostaria de falar algumas coisas a respeito e deixar a recomendação de leitura.

Nele encontrando pontos interessantes para discutir de que forma o Brasil foi se formando desde que era uma simples colônia até entrar na fase de industrialização do século XX.

Apesar de focar a análise no aspecto econômico da formação nacional, ele também dá atenção ao que não pode ser separado do conjunto, ou seja, os aspectos sociais e políticos. O que o insere ainda em um contexto desenvolvimentista e de intervenção do Estado para sanar essas questões sociais, além de corrigir os aspectos negativos e defeitos da economia liberal. 

Ele escreve em um momento em que o desenvolvimentismo está em alta, sob influência de John M. Keynes e outros. O liberalismo clássico estava em cheque, dando lugar a intervenções estatais. É também o momento de forte crescimento da economia industrial de boa parte dos países da América Latina, a exemplo de Brasil, Argentina e Chile. Esse contexto inclui o que se chamou de "substituição de exportações", resultado das limitações para exportar da parte desses mesmos países.

Celso Furtado tem esse livro como sua principal obra. Um trabalho clássico de História Econômica do Brasil, com profundidade explicativa e análise acurada dos processos de transformação pelos quais o país passou.

É um livro recomendadíssimo, que apesar da escrito por um economista, tem uma linguagem muito acessível. 

Caso haja interesse em adquirir esse livro, basta acessar https://amzn.to/3pETOD6

Lembrando que comprando pelo link indicado você ajuda a manter nossos projetos (canal e blog).

Livro - Formação Econômica do Brasil
 Clique aqui! 

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...