Ticker

6/recent/ticker-posts

ATIVIDADE: Qual o maior problema do Brasil? (ontem e hoje)



Pensando como professor sobre os problemas atuais do Brasil, resolvi elaborar uma atividade que fizesse os alunos entenderem a necessidade de estudar história do país, olhando para o passado e voltando ao presente.

Muitos alunos (como eu já fiz em tempos passados) pensam a história do Brasil como algo chato e sem muito sentido. Por isso, elaborei uma pergunta que deveria ser respondida, primeiro partir do momento presente, depois voltando ao passado, para assim refletirmos comparativamente.

O momento histórico abordado pode ser escolhido de acordo com a preferência de cada professor. Em meu caso, escolhi voltar à República Velha, onde poderíamos pensar, entre outras coisas, sobre corrupção, o que leva à fraude eleitoral, compra de votos, financiamentos de campanha (na época com os coronéis e suas formas de clientelismo), além de mandonismos que ainda imperam nos cantos mais afastados dos grandes centros e que eram uma marca daquele momento histórico, como no caso do voto de cabresto.

A atividade se dá em dois momentos: 

1 - primeiro com uma introdução sobre a importância da história nacional, pedindo que o aluno responda a pergunta tema: na sua opinião, qual é o maior problema do país e por que? A mesma será acompanhada da pergunta "o que eu penso sobre o Brasil?".

2 - no segundo momento, já tendo explicado sobre o tema central escolhido (no meu caso República Velha), feitas as atividades, tiradas as dúvidas, faz-se então a pergunta novamente, mas desta vez alterando o tempo histórico: como era o principal problema do Brasil que vocês escolheram antes, na época da República Velha? 

Resultados esperados

Com as respostas dos alunos, espera-se refletir e ver como ocorrem rupturas e permanências ao longo do tempo; além disso, espera-se também que o aluno consiga fazer uma crítica ao passado e voltar para o presente com alguma habilidade de analisar os problemas pelos quais o país vem passando.

A minha experiência

Dos alunos que apliquei a atividade (3 turmas de 9º ano do Ensino Fundamental), cerca de 80% respondeu que o principal problema do Brasil era CORRUPÇÃO. O restante colocou "preconceito", "desigualdade social", "saúde precária", "inflação", "mentalidade da população adulta", "má distribuição de renda", "crise política" e "crise dos políticos".

Alguém poderia objetar dizendo que para ter tal resultado não seria necessário uma atividade em sala. "Tá na cara que é corrupção!", alguém vai dizer. Mas é justamente aí que entra o protagonismo dos alunos, quando eles dirão o problema, refletirão sobre o mesmo e em alguns casos o farão com suas próprias palavras, como o fizeram alguns  alunos mais atentos em minha experiência. 

É importante aí não interferir em um primeiro momento, deixando que eles pensem e respondam. Só depois, na segunda etapa, se façam os debates, discutam as respostas e procurem criar um conhecimento amplo.

Leia alguns textos dos alunos em resposta à essa nossa atividade, clique aqui

Dica do blog:

   
Mario Sergio Cortella



Assista nosso vídeo com dicas de como estudar sem dinheiro clique para ir! 


Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...