Ticker

6/recent/ticker-posts

Livros para conhecer o "verdadeiro" Dom Pedro I



Dom Pedro I virou novela, um tanto caricato ao ser representado por um ator (Caio Castro) que na minha opinião estava longe de transmitir ares aristocráticos - sem falar que não mandava bem no idioma dos nossos "nobres" colonizadores. Por isso, ler é preciso, acreditar em tudo não é preciso!

Ler um pouco então faz bem, ajuda a curar as feridas causadas pelas más "contações" da ficção, ilumina o caminho dos pobres (e das pobres) de conteúdo, além de fazer os "trabalhos" de interpretação de uma quase estranha figura nacional.

A lista de livros sobre Pedro de Alcântara (o primeiro) - o libertador que nada libertou - é extensa, mas separemos aqui alguns que são de cunho biográfico. Desses há alguns títulos que valem a lida, ainda que seja pra criticar.
Na lista dos escritores respeitáveis, está Mary Del Priori, com A Carne e o Sangue.


livro a carne e o sangue

Seguem-se outros autores, como Isabel Lustosa com seu D. Pedro I - Um Herói sem Nenhum Caráter, partindo da história de Macunaíma para explicar o imperador do Brasil. Um mais completo escrito por Sérgio Correia da Costa, está intitulado como As Quatro Coroas de D. Pedro I.

pedro i um herói sem nenhum caráter

Há uma obra mais antiga, em três volumes do escritor brasileiro Otávio Tarquínio de Sousa, A Vida de D. Pedro I.

a vida de d pedro i

Um livro bem mais recente é D. Pedro: Imperador Do Brasil E Rei De Portugal, de Eugénio dos Santos, lançado pela editora Alameda.

livro dom pedro Imperador Do Brasil E Rei De Portugal

Tem-se aqueles livros que podem ser lidos quase como literatura, onde colocaríamos 1822, do jornalista-historiador Laurentino Gomes.

laurentino gomes 1822


livro pedro i a história não contada livro Titília e Demonão
Ainda sobre Leopoldina e o primeiro imperador do Brasil, há o livro Leopoldina E Pedro I, de Sonia Sant´Anna. Ele conta a história da primeira imperatriz do Brasil, descrita por seus contemporâneos como "a mais doce de todas as princesas", e também "a mais desprezada das esposas". Uma mulher apaixonada por Pedro desde que o viu em um retrato, que foi infeliz no casamento mas se manteve fiel em seu posto, participando ativamente do movimento pela independência do Brasil e trabalhando por seu reconhecimento pelas nações europeias.
livro leopoldina e dom pedro i
Há enfim, muita bibliografia direta ou indireta sobre Pedro, filho de João e de Carlota. Com certeza seu amigo descolado, que manja de História, o tio legal que sabe muito sobre o passado, ou ainda seu professor de História ou de cursinho preparatório para ENEM ou vestibular poderá complementar essa lista. De qualquer forma, ficam as nossas dicas.

Ah! Se quiserem comprar os livros indicados, é só clicar nos títulos ou nas capas que colocamos ao longo da postagem.

Ao comprar o livro pelo link acima, você nos ajuda a manter nossos projetos. Outra forma de fazer isso, é por meio de alguma opção abaixo!

:: Nosso Pix: jose_jaf@hotmail.com
:: Ou se quiser, FAÇA UMA DOAÇÃO via Paypal: http://bit.ly/DoarJoseAF

Aquele abraço!

* Postado originalmente em 3/jun/2017.



Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...