Universidade e a cobrança de taxas para expedir documentos. ~ Identidade 85 ::

segunda-feira, julho 21, 2008

Universidade e a cobrança de taxas para expedir documentos.

Se a realidade for posta assim como se coloca segunda as "leis"... Se conforme foram informadas notícias dessa última segunda-feira, (21/08), que "Universidade não pode cobrar para expedir documentos", se for assim que sejam isentas aquelas taxas que variam de R$7.00 a R$10.00 por aluno/a para que possamos pedir um Atestado de Matricula, ou Comprovação de Matrícula, ou ainda para fazer nova Carterinha da Biblioteca para aqueles/as que precisam.
É um verdadeiro absurdo que tenhamos que pagar taxas para requerer um documento do nosso desempenho acadêmico, ou qualquer um relacionado a vida na universidade sendo ela pública.

E ainda há aqueles que dizem que o dinheiro não é nada, que o dinheiro não compra, não manipula, não aliena, se isso tudo não é pelo dinheiro é por que então??? Que me possa explicar alguém?!

Kátia A. Costa.

Para acesso a notícia completa referida nessa postagem:

5 comentários:

  1. Estou de total acordo com você Kátia... acho um absurdo lançar mão de algo que deveria ser oferecido como parte do "pacote educacional" das universidades públicas, pois se querem defender o tal do "bem-estar social", então que seja pra valer, até nas coisas que parecem mais simples, como oferecer comprovantes e certidões.
    E se dizem que temos direitos, então que façam valer, e se disserem que não temos então devemos questionar: quem lhes dá autoridade de instituir os nossos direitos??? A quem perguntaram para assim fazer???
    Temos que nos conscientizar e ir a luta... estou a disposição!

    ResponderExcluir
  2. Pois é José, quem dera a nossa universidade toda pensasse assim, principalmente se todos/os universitários tivesse a disposição de questionar e fazer valer seus direitos...

    Como você acha que poderíamos melhorar isso? Que tal se começassemos a lançar tipos como esses de questionamentos em momentos de reflexão vindos do C.A até todos os universitários?

    ResponderExcluir
  3. Acho que o CA é um ótimo veículo para propagação de questionamentos... acho ainda que DCE seria ainda mais prolixo... temos que pensar nisso e nos juntar e fazer algo...

    Há também os momentos dos eventos e palestras... aí que é uma hora chave também... momentos importantes para questionar.

    ResponderExcluir
  4. Esses questionamentos podem se propagar de início em conversas nossas com os demais acadêmicos/as em corredores da universidade, um momento para discutirmos idéias como essas e tantas outras em conjunto, porque é importante salientar:

    Não fazemos nada sozinho, em grupo a força da luta é maior, e a posição unânime!!!
    Não façamos do intervalo, e dos bate-papo em corredor um espaço para apenas brincadeiras, interação, e em algumas vezes "fuxico", mas um momento para troca de idéias e questionamentos.

    ResponderExcluir
  5. Uma ótima notícias para nossos colegas das Universidades Públicas que pagavam Taxa de Matrícula. O Supremo Tribunal Federal aprovou uma norma que proíbe a cobrança de taxa de matrícula pelas universidades públicas.

    De acordo com os ministros, a cobrança é inconstitucional porque o estado tem obrigação de oferecer educação gratuita.

    A decisão vale para universidades federais, estaduais e municipais.

    Jornal Hoje (14/08/2008): http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080814-327418,00.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Digite e tecle Enter para buscar!