O café nosso de cada dia ~ Identidade 85 ::

quinta-feira, abril 14, 2016

O café nosso de cada dia


cafezinho

Assim como existe dia para tudo, ou quase tudo, temos internacionalmente também o dia dessa saborosa e indispensável sobremesa: o dia do café, neste 14 de abril*. 



Parceiro dos intelectuais, dos sonolentos e dos hiperativos, o café é uma bebida consumida mundialmente, ou pelo menos em boa parte do nosso planeta, onde não imperam os mates, os chás e as bebidas fermentadas - em muitos desses lugares tendo o café seu espaço também. 

O Brasil ainda é o maior exportador do fruto da rubiácea, mas perdeu muito em status e "glamour"*. Seu melhor momento em nosso país foi principalmente no século XIX e início do XX, perdendo posições para outros produtores mundiais. 

Os cafezais de outrora impulsionaram a economia brasileira, provocando a expansão demográfica nacional sertão adentro, o surgimento e pipocamento de estradas de ferro, especialmente em territórios paulistas, e o enriquecimento de fazendeiros que viravam barões. A política não escapou ao poder do café, tendo país vivido até 1930 a do "café com leite".


Muitas cidades teriam surgido e se desenvolvido justamente por causa da corrida do café em nosso país. A própria indústria nacional também deve muito ao produto.


Claro que o café tem uma carga muito maior de história e histórias, especialmente se tomarmos os movimentos imigratórios de italianos e demais estrangeiros que vieram para o Brasil e se inseriram na lógica da produção cafeeira.


Mas, tirando o lado histórico da coisa, a maioria dos que leem este texto vão concordar que o café é uma delícia. Dá para tomar com leite, com chantilly, puro... mais fraco, mais forte, extra-forte, sem açúcar. Ah, para quem não pode com cafeína, por motivos de saúde ou outros quaisquer, pode escolher os descafeinados. Tipos e sabores não faltam: é só escolher e tomar. 


O café é tão bom que muitos redutos de estudiosos e pensadores vem sendo "cafeinizados" (neologismo meu), como Café Filosófico e um dos espaços para historiadores na net, o Café História, isso para citar só dois exemplos.


Dica do blog:

 livro o teatro dos barões

O Teatro Das Oligarquias:
Uma Revisão Da "Política Do Café Com Leite"
Claúdia M. R. Viscardi
de R$ 45,00 por R$ 38,25
Clique aqui!



Mais livros sobre o tema:





http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=39097

** Generalizadamente é comemorado no dia 29 de novembro, valendo lembrar ainda que nosso Dia NACIONAL do café é rememorado pela ABIC no dia 24 de maio.


*** Foto do topo de José A. Fernandes.


**** Originalmente postado em 29/nov/2012.


Compartilhar: 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Digite e tecle Enter para buscar!